SERVIÇOS

ESPECIALIDADES

ONCOLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA

A Cirurgia Oncológica é a especialidade médica diretamente relacionada ao manejo cirúrgico dos pacientes com câncer em geral, uma vez que a remoção cirúrgica constitui o tratamento mais antigo de pacientes com câncer e persiste nos dias atuais como uma das principais medidas terapêuticas para tumores sólidos..

QUIMIOTERAPIA

Durante sua estada na Unidade de Quimioterapia, o paciente conta com o apoio da equipe multidisciplinar do Centro Especializado em Oncologia, que inclui médico oncologista, enfermeira, nutricionista e psicóloga

A companhia de familiares é estimulada por ser considerada um cuidado adicional ao conforto do paciente durante a administração da quimioterapia.

O setor, concebido para proporcionar um ambiente agradável e tranquilo, dispõe, além de áreas de repouso e relaxamento, de suítes privativas e climatizadas com aparelho de televisão, confortáveis poltronas, leito e banheiro individual.

CIRURGIA ONCOLÓGICA

A Cirurgia Oncológica é a especialidade médica diretamente relacionada ao manejo cirúrgico dos pacientes com câncer em geral, uma vez que a remoção cirúrgica constitui o tratamento mais antigo de pacientes com câncer e persiste nos dias atuais como uma das principais medidas terapêuticas para tumores sólidos.

PSICOLOGIA

Apesar do avanço tecnológico da medicina, o diagnóstico oncológico ainda é encarado como uma ameaça ao futuro. Assim, após receber o diagnóstico são comuns mudanças psíquicas e comportamentais originadas pelos sentimentos de desamparo, tristeza, frustração, raiva, privação de liberdade e perda da autonomia por associar o adoecer de câncer a uma vivência dolorosa e mortal.
Desta forma, o acompanhamento psicológico se faz necessário para que haja estabilidade emocional através da ressignificação da doença, aceitação do processo e adesão ao tratamento.

CANCEROLOGIA

A cancerologia ou oncologia são os nomes dados a uma mesma prática médica, a prática que estuda e trata do câncer. Ele estuda os tumores malignos, sua evolução, o melhor tratamento e acompanha o paciente desde o início do tratamento até o fim. É o cancerologista ou oncologista que define qual é o melhor tratamento para o tipo específico de tumor.

Para o melhor desenvolvimento da oncologia, é preciso que uma equipe multidisciplinar esteja presente para o tratamento do paciente. Essa equipe pode conter profissionais de todas as áreas, desde psicólogos até mesmo médicos especializados, como, por exemplo, pediatras, ortopedistas e dermatologistas. A família também precisa estar presente para ajudar o paciente a passar pelo tratamento da melhor maneira possível.

MASTOLOGIA

Mastologia é a especialidade médica que estuda as doenças da mama, dentre elas o câncer da mama. Essa especialidade vem evoluindo muito devido ao melhor conhecimento das alterações que levam ao câncer e também à detecção precoce do câncer da mama, que permite maior probabilidade de cura, com o emprego de modernos e menos agressivos métodos de tratamento e seguimento da paciente.


CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

É uma especialidade médica, essencialmente apoiada em procedimentos cirúrgicos, também considerada um ramo da oncologia, que se ocupa da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias neoplásicas malignas e benignas, e das afecções congênitas e de algumas condições inflamatórias que acometem a região do víscero-crânio ou face e da área cervical ou pescoço. As doenças tumorais ou não que ocorrem no endocrânio, onde se aloja o cérebro, são de competência primária da Neurocirurgia.

NUTRIÇÃO

A alimentação é um ato essencial para nos mantermos saudáveis e vivos. Os alimentos têm papel fundamental na regulação, na constituição e na manutenção do nosso organismo.

Uma nutrição balanceada, rica em compostos que vão minimizar os efeitos do tumor e os efeitos colaterais do tratamento, promove qualidade de vida nos pacientes oncológicos. Uma dieta saudável irá não só promover a manutenção do seu peso, como também reforçará o seu sistema imunológico e ajudará a reduzir os efeitos desconfortáveis do tratamento.

A perda de peso no paciente oncológico é esperada em algumas situações, pois o gasto de energia diária é bastante aumentado pela própria doença e pelo tratamento (Cirurgia, Radioterapia ou Terapia Clínica), mas se o paciente estiver bem orientado com relação à sua dieta, e, em alguns casos, fazendo o uso correto dos suplementos nutricionais prescritos, a perda de peso será bem menor. Um de nossos serviços é o acompanhamento nutricional durante o tratamento.